Fé Bahá'í

A Fé Bahá'í é uma renovação da religião, apropriada para atender às necessidades e resolver os problemas desta época atribulada. É uma Fé independente, possuindo suas próprias escrituras, leis, mandamentos e instituições. Seus ensinamentos não são derivados de nenhuma outra instituição social, religiosa ou filosófica. Foram revelados pelo seu Fundador, Bahá'u'lláh, em meados do século dezenove, como a expressão da Vontade de Deus para a humanidade nesta era e em cumprimento das profecias de todas as religiões passadas. Os bahá'ís são aqueles que seguem os ensinamentos de Bahá'u'lláh e que se dedicam à causa da paz mundial e à fraternidade humana. Estão espalhados através dos cinco continentes e provém de todas as raças, nacionalidades, classes sociais e passado religioso, formando uma comunidade mundial, única, sólida, harmoniosa, que é, hoje, uma parcela verdadeiramente representativa da humanidade. A comunidade bahá'í alcançou a unidade na diversidade através do poder transformador da Manifestação de Deus. Seu padrão é uma fé comum. Sua palavra de ordem é a Unidade da Humanidade. Seu objetivo o estabelecimento da paz entre os homens e do Reino de Deus na terra. Aspectos importantes da Fé Bahá'í

A Fé Bahá'í é uma religião não eclesiástica. Não tem igrejas, clero profissional ou missionários assalariados. Dogma, ritual, batismo, confissão e outras cerimônias religiosas não existem na Fé de Bahá'u'lláh. A Fé Bahá'í é uma religião mundial. Sua nota chave é Unidade e seus ensinamentos são de alcance universal, abrangendo toda a humanidade. A Fé Bahá'í não é uma doutrina passiva, ou um conjunto estéril de fórmulas sociais e filosóficas. Está imbuída de um poder que opera no campo da consciência, um poder que transforma a vida da pessoa e vivifica-lhe a alma. A Fé Bahá'í deriva sua autoridade e inspiração das escrituras que foram preservadas intactas em sua forma original como foram reveladas pelos Fundadores da Fé. Em volume, extensão, eloqüência e poder são únicas entre as escrituras religiosas da humanidade. A Fé Bahá'í é de caráter totalmente não político. Na presente agitação mundial que sacode a face da terra, os bahá'ís se abstém de tomar parte na política, preservando, assim, a unidade básica e integridade de Sua Fé em todo o mundo.

Trechos extraídos do livro Introdução à FÉ BAHÁ'Í

Alguns Princípios Básicos da Fé Bahá’i:

  •  
    •  
      • A Unidade da Humanidade: "... hoje todos os horizontes do mundo estão iluminados com a luz da unidade... fomos criados para levar avante uma civilização em constante evolução..."
      • A livre e independente busca da verdade: "A luz é boa, não importa em que lâmpada brilhe... uma flor é bela, não importa em que jardim floresça..."
      • A eliminação de todas as formas de preconceitos e discriminação: "...somos as folhas e os ramos de uma mesma árvore... as gotas de um único mar..."
      • A igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher: "A humanidade assemelha-se a um pássaro, uma asa é o homem e a outra, a mulher. O pássaro não pode alçar vôo sem o equilíbrio dessas duas asas..."
      • A harmonia essencial entre a religião, a razão e a ciência: "A verdade é uma só e é indivisível... o progresso da humanidade depende desses fatores..."
      • Educação compulsória universal: "O homem é uma mina rica em jóias de inestimável valor, a educação, tão somente, poderá fazê-la revelar seus tesouros..."
      • A revelação divina é progressiva: "Deus é um, a religião é uma, a humanidade é uma... o objetivo da criação humana é conhecer e adorar a Deus... Todas as religiões provêm de um mesmo Deus..."
  • Todas as frases são extraídas das Escrituras Bahá'ís

REVELAÇÃO PROGRESSIVA Bahá'u'lláh proclama: Em verdade, digo, este é o Dia em que a humanidade pode contemplar a Face do Prometido e Lhe ouvir a Voz. O Chamado de Deus ergueu-se e a luz de Seu Semblante resplandeceu sobre os homens. É dever de cada um apagar da tábua de seu coração o traço de toda palavra vã e, com mente aberta e imparcial, fixar os olhos nos sinais de Sua Revelação, nas provas de Sua Missão e nas evidências de Sua glória. Bahá'u'lláh é uma da seqüência de sucessivos Mensageiros de Deus na terra. Tal como os demais Fundadores de Religiões antes d'Ele, foi-Lhe confiada uma particular Missão que guiará a humanidade a um estágio superior de desenvolvimento espiritual e social. Ele nem é o primeiro, nem será o último d'Aqueles que trouxeram os Ensinamentos de Deus aos homens, mas é Aquele que foi o escolhido para transmitir a orientação de Deus, nessa era atual. Os Mensageiros de Deus, no passado, transmitiram tanto quanto os humanos eram capazes de compreender, no momento, mas cada um deles preveniu Seus seguidores para o dia em que lhes seria possível receber mais ainda. Chegaria o tempo, prometiam Eles, quando o apelo de Deus seria levantado para que a inteira humanidade ouvisse, e as pessoas haveriam de responder de todos os cantos da terra. A idéia da revelação progressiva constitui a pedra fundamental da Fé Bahá'í. A religião é uma escola espiritual, em que a humanidade recebe instrução divina e desenvolve o corpo e a alma. O fundador desta escola é Deus. Os filhos dos homens, se buscam o progresso e a felicidade, devem passar por esta escola. No início, temos que freqüentar o primeiro ano da escola, no qual o bondoso professor começa com o alfabeto e lições simples. Quando, através da atenção e bondade desse professor, nossa mente atinge um desenvolvimento suficiente, somos mandados para o segundo ano, no qual encontramos um outro professor, que ministra seus ensinamentos baseados naquilo que já aprendemos no ano anterior, mas acrescenta novas medidas de conhecimento. Assim nossa mente e nosso corpo se desenvolvem nesta escola, sob a orientação dos nossos professores. Poderíamos dizer que algum desses professores, que lecionam nas diversas séries, é melhor do que os outros? Poderíamos deixar de gostar do professor do segundo ano, apenas porque nos apegamos ao professor do primeiro ano? Poderíamos dizer que aquilo que aprendemos no primeiro ano foi melhor que as lições recebidas no segundo? É claro que não! Essas diferentes séries pertencem todas à mesma escola. Seguem um mesmo método de ensino, porém, em cada série, nossas idades e capacidades são diferentes.

Quando tínhamos seis anos de idade, nossas capacidades eram pequenas, e o nosso professor foi instruído, pelo sábio fundador da escola, a nos ensinar apenas aquilo que, nessa idade, estávamos aptos a compreender. O que aprendemos então, foram as lições que melhor tínhamos condições de assimilar naquela determinada idade. Se nos ensinassem as lições do terceiro ano, logo no início, jamais faríamos progresso. O mesmo acontece com a religião. Deus é um e a Sua Religião também é uma. Nós é que, em diferentes épocas, temos diferentes capacidades.

Bahá'u'lláh afirma que o fundamento de todas as religiões é um só. Em todas as séries da escola a pessoa é ensinada a ser honesta, sincera, bondosa, etc. Essas regras fundamentais não mudam quando passamos para uma série mais avançada. Seja na primeira, segunda ou terceira série, esses atributos celestiais são sempre elogiados. São verdades eternas, válidas em todas as épocas. Estes são os alicerces. Mas os alicerces por si só não são suficientes. Alguma coisa deve ser erguida sobre esses alicerces para atender às nossas necessidades em diferentes épocas. É exatamente isso que as religiões de Deus fazem. Sobre a mesma Verdade fundamental, que é imutável, elas desenvolvem o conhecimento e a capacidade do homem a um grau mais elevado, em cada fase do seu crescimento. Ao proceder assim, fundamentam seus mandamentos sobre os alicerces do conhecimento dado pelos Manifestantes anteriores, da mesma forma que a álgebra ensinada nas séries superiores de uma escola baseia-se nas regras da aritmética elementar aprendidas na infância. Estamos vivendo agora em um novo ciclo do poder humano, ou seja, vivemos em uma nova era e dispomos de maiores poderes e capacidades do que jamais possuímos anteriormente. Graças aos Manifestantes do passado, fomos preparados para receber uma maior medida do conhecimento de Deus, por intermédio de Seu Porta-voz para esta época - Bahá'u'lláh.

Ele inicia a era de unidade da religião e a unidade da humanidade. Bahá’u’lláh elogiou todos os Profetas do passado e explicou que todos eles deram as boas novas de que na plenitude do tempo o Prometido amado de todos Eles haveria de surgir. Os elos da corrente de ouro da profecia foram ligados uns aos outros por Bahá'u'lláh. É uma história maravilhosa.

 Trechos extraídos do livro O Novo Jardim, Hooshmand Fatheazam  Alguns textos do Livro SELEÇÃO DOS ESCRITOS DE BAHÁ'U'LLÁH 

  • "Cuidai, ó crentes na unidade de Deus, para que não sejais tentados a fazer distinções entre os Manifestantes de Sua Causa, ou discriminar contra os sinais que acompanharam e proclamaram Sua revelação; assegurem-se, ainda, de que as obras e as palavras de cada um desses Manifestantes de Deus, são ordenadas por Deus, e são o reflexo de Sua Vontade e Propósito."
  • "Nenhuma dúvida pode haver de que qualquer povo que seja, de qualquer raça ou religião, deriva sua inspiração de uma Divina Fonte e que sejam submissos a um só Deus. A diferença das condições e ordenações sob as quais habitam, devem ser atribuídas aos diversos requerimentos e exigências da época em que foram reveladas; Levantem-se, e com o poder da Fé, pulverizem os deuses de vossas vãs imaginações, e os semeadores de dissensões entre vós!"
  • "A finalidade fundamental que anima a Fé de Deus, e Sua Religião, é a de salvaguardar os interesses e promover a unidade da espécie humana, desenvolver o espírito de amor e de companheirismo entre os homens. Impeçam que elas se tornem em fonte de discórdia, de dissenção, de ódio e de inimizade."
  • "Cabe a vós refrescar e reviver vossas almas através dos graciosos favores que, nesta Divina, nesta Primavera que inebria, são espargidas sobre vós. A Estrela d'Alva da Grande Glória abriu a radiação sobre vós e as nuvens de Sua ilimitada graça, refrescou-vos com suas sombras. Quão grande será a recompensa daquele que não se privou de tão grande bondade, nem falhou no reconhecimento da beleza de Seu Bem Amado, em Sua nova veste."
  • "O tempo previsto para os povos e raças da terra, chegou; as promessas de Deus, tal como registrado nas Sagradas Escrituras, foram todas cumpridas."
  • "Ó vós que esperais, não mais tardeis, pois Ele chegou. Fitai o Seu Tabernáculo e Sua Glória, que nele habitam. É a mesma Antiga Glória, com nova Manifestação."
  • "Esta é a imutável Fé em Deus, eterna no passado e eterna no futuro. Que aquele que A procura, acabe por encontrá-lA; e, quanto aquele que recusou procurá-lA... a verdade é que Deus é auto-suficiente e acima de qualquer necessidade de suas criaturas."
  • "Considerem as gerações passadas. Testemunhem como que todas as vezes que a Estrela Matutina da Misericórdia Divina espalhou a luz de Sua Revelação por sobre o mundo, o povo de Seus dias levantou-se contra Ele, e Repudiou a Sua Verdade. Aqueles que eram tidos como líderes das gentes, procuraram, invariavelmente, impedir a seus seguidores que se voltassem para O que era o Oceano das bênçãos de Deus."
  • "Os líderes religiosos, em todos os tempos, têm dificultado o povo chegar às margens da salvação eterna, enquanto mantêm as rédeas da autoridade nos punhos poderosos; alguns por desejar sofregamente o comando, outros por carência de conhecimentos e de compreensão têm sido causa da privação dos povos. Por sansão deles cada um dos Profetas de Deus bebeu do cálice do martírio. Que indescritíveis sacrifícios os que ocupam as sedes da autoridade e do conhecimento infligiram sobre os autênticos Monarcas do Mundo, essas Gemas de Divina virtude!"